Castro Daire permite aos agricultores mostrar o trabalho da campanha de 2012 

Foi com enorme dedicação que a Freguesia de Moura Morta, juntamente com um grupo de pessoas entusiásticas levou a cabo mais uma participação na Festa das Colheitas de Castro Daire. O evento promovido pelo Município de Castro Daire, no fim de semana de 21, 22 e 23 de Setembro de 2012, teve como objectivo recriar e promover as tradições, a cultura e histórias associadas à época das colheitas, permitindo aos mais jovens uma afinidade maior com a agricultura. 

Este ano no recente recinto do parque urbano da vila, a grande novidade foi o concurso nacional de bovinos de raça arouquesa, estando presente os maiores criadores da raça arouquesa da região.

 

No local a freguesia fez-se representar com a gastronomia serrana, onde não podia faltar a broa de milho caseira, confeccionada no forno a lenha. Os visitantes puderam experimentar desde o amassar do pão, até à cozedura da broa, e deliciar-se com o sabor da broa de milho.

De Moura Morta partiram os carros de vacas que percorreram as principais vias da Vila de Castro Daire, onde os nossos conterrâneos, com as suas juntas de vacas transportaram os produtos das suas colheitas. De Moura Morta seguiram 5 carros de vacas, com os respectivos produtos das colheitas, os utensílios agrícolas, a carrada de mato, o feno, a carrada de lenha para o inverno, a a carrada de produtos hortícolas.

O São Pedro é que não ajudou com a chuva no Domingo, mas mesmo assim com o mau tempo, as pessoas não se demoveram e o certame, lá continuou como o previsto.

 

A Freguesia de Moura Morta agradece a todos as pessoas que com os seus carros de vacas, bem como as senhoras que estiveram no forno a confeccionar a broa de milho caseira, tiveram a responsabilidade de levar a cabo a representação da aldeia de Moura Morta.