Aldeia de Vale Abrigoso

Santa Cruz  - 3 de Maio

São Miguel  - 2º Domingo de Maio - Aldeia de Mezio

  

A festa de São Miguel realiza-se todos os anos no segundo Domingo de Maio. 

É famosa a tradição de leiloar o ramo que trás o São Miguel, um ramo das primeiras cerejas da época. No leilão o valor do ramo de cerejas costuma ser batalhado com imensa energia , tanto pela comissão de festas em vigor, como a do ano transacto. Os valore chegam a ser centenas de euros, pelo ramo.

Festa da Padroeira - Sr da Apresentação - Aldeia de Moura Morta

Nossa Senhora da Apresentação é uma das denominações dadas a Maria, mãe de Jesus pela Igreja Católica. Essa denominação foi criada em 1571, quando foi instituída a Festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo de Jerusalém, por meio de seus pais, Joaquim e Ana.

Festa de Santo António, protector dos animais (13 de Junho) - Aldeia de Moura Morta

Festa em honra de Santo António, com missa solene na Igreja Matriz, seguida de procissão.

No dia Santo António (13 de Junho), ou no domingo imediatamente a seguir se este calhar num dia de semana, realiza-se na Capela.,  uma celebração religiosa em honra e louvor daquele que é considerado Santo protector dos animais e das colheitas.

Finda a celebração da missa fazem uma procissão, com “o andor de Santo António”, à volta da aldeia, intercedendo a este Santo pela protecção do gado e invocando bênçãos para os campos.

Ao fim da procissão costumam organizar um leilão com as oferendas dos fiéis, peças de porco fumadas (orelheira, pés, salpicão, etc.), cabritos, aves, coelhos, entre outros géneros que é habitual as pessoas oferecerem. O dinheiro amealhado reverte para a capela.

S. Tiago (último domingo de Julho) - Aldeia de Moura Morta

  

A festa de São Tiago realiza-se no último fim-de-semana de Julho, na freguesia de Moura Morta. O centro da festa é a procissão que vai até à capela de São Tiago no fundo do povo.