Situada na encosta da serra do Montemuro, na vertente nascente, esta aldeia dista doze quilómetros da sede do concelho Castro Daire Compreende os lugares de Cimo de Aldeia, Eido, Mezio, Rua e o conjunto dos três lugares formam a aldeia do Mezio, apresenta uma paisagem tipicamente serrana, severa e agreste.

As ruas de Mezio são apertadas e sinuosas, entre as muitas casas rústicas que a compõem, na sua maioria de granito, que vale a pena apreciar. Pela União das Freguesias passa um percurso pedestre longo - Caminho de Santiago - do qual é possível percorrer apenas uma parte, e assim conhecer a parte mais serrana e verde desta localidade. Não deixe de apreciar os diversos moinhos que se encontram na aldeia bem como o único pisão da região. Um engenho artesanal que aproveitava a água para movimentar pesados martelos em madeira para bater a lã e produzir um tecido de aspecto pastoso, homogéneo, espeço e forte chamado burel.

  

 

No património religioso, visite a Igreja Matriz, a Capela da Senhora das Antas, o Cruzeiro do Senhor do Bom Fim e o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos. O artesanato e o prato mais típico de Mezio são os atrativos mais conhecidos da aldeia. Depois de um passeio, não deixe de provar o afamado arroz de feijão com salpicão, no Restaurante do Mezio. Aqui também pode degustar outros produtos típicos locais como os enchidos e o presunto, o cabrito assado no forno, o arroz doce, o pão padeira, a broa de milho ou a torresmada.

   

No mesmo edifício, aproveite para levar para casa uma recordação desta aldeia típica: aqui funciona a Cooperativa dos Artesãos, onde se podem apreciar e comprar toalhas, colchas, tapetes, cestaria e bonecos de madeira. No mesmo local, um pequeno museu mostra também as artes tradicionais da região.

  

Poderá também visitar a ervanária Ervital é uma pequena média empresa que sobressai na área da agricultura biológica, instalada no lugar do Cimo da Aldeia. A Ervital utiliza produtos locais e envolve as pessoas da aldeia na produção e recolha das ervas que fazem os seus chás biológicos. Além de poder fazer uma visita às instalações, campos e estufas, é também possível adquirir produtos.

E para repousar de um dia em cheio opte pelo alojamento local, a Casa do Arco convida-o ao descanso, ao lazer e ao contacto com a natureza.

Uma boa altura para visitar Mezio é no segundo domingo de maio, quando se celebra São Miguel, o padroeiro da aldeia, altura em que poderá também ver em ação o animado Grupo de Cantares, Danças e Arte de Bem Falar do Mezio.